Ciclista Mobilidade Urbana

Semana da Mobilidade 2011 – de 16 a 24 de setembro





Dia Mundial sem carro – O portal Via Trolebus apoia esta idéia!


A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Neste sentido, organizações de várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana – de 16 a 22 de setembro (quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro) – para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade. 


Em São Paulo, frente aos inúmeros congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a adesão à campanha se ainda torna mais urgente. Sem contar com o péssimo estado do transporte público.


Esta é uma grande oportunidade de chamar a atenção da sociedade civil para o tema da mobilidade urbana e dos problemas decorrentes da poluição do ar gerada pelos veículos motorizados. 


Em 2011, a Semana da Mobilidade começa no próximo dia 16/9, sexta-feira. A primeira atividade será o seminário “Os modais não motorizados: pedestres e ciclistas”, que dá sequência à série “Mobilidade e Transportes Sustentáveis – Soluções Inovadoras para a cidade”. A iniciativa é  do Grupo de Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo e o coletivo de mobilização para o Dia Mundial Sem Carro/ Semana da Mobilidade.


No dia 21/9, quarta-feira, haverá o lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana, também no Salão Nobre da Câmara  Municipal de São Paulo.  Esta é a quinta edição da pesquisa, inédita, que aborda os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc.


No dia 22/9, Dia Mundial Sem Carro, a já tradicional Vaga Viva será realizada das 7h às 19h. E, encerrando a Semana da Mobilidade, no dia 24/9, às 15h, a manifestação “A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo”, apoiada por diversas organizações, pretende reunir centenas de cidadãos. Concentração às 15h no vão do MASP, com saída prevista para as 16h. Percurso (2,9 km): MASP (Avenida Paulista, 1578) – Praça do Ciclista – Rua da Consolação – Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas, 542). Em todos os países do mundo, milhares de pessoas vão pedir para que seus governantes se movam para além dos combustíveis fósseis mostrando que  o direito dos seres vivos e a saúde do planeta devem ser as prioridades dos nossos representantes políticos. Em São Paulo, a passeata vai cobrar da Prefeitura a elaboração do Plano Municipal de Transportes. Mais informações em: http://www.moving-planet.org/events/br/s%C3%A3o-paulo/222.


Uma carta assinada pela 350.org, secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e GT Mobilidade Urbana da RNSP começa a circular para que outras organizações se engajem nessa iniciativa. Os interessados em tornar-se parceiros podem enviar um e-mail para [email protected] confirmando a adesão. As logomarcas das organizações também serão divulgadas. Acesse aqui a íntegra da carta. 


Com as informações do Movimento Nossa São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus