Metrô SP

Metrô em Xangai: 20 anos e 12 linhas. Brasileiros e Chineses discutem sobre sistemas metroviários

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, recebeu, na manhã desta segunda-feira (12/9), representantes da Autoridade Municipal de Transportes e Portos de Xangai, a maior cidade chinesa, com 23 milhões de habitantes. O encontro foi realizado na sede da Secretaria, na região central de São Paulo, a convite da UITP (União Internacional de Transporte Público).


Segundo o Metrô, Jurandir Fernandes apresentou a situação atual da rede metroferroviária, com 330 quilômetros de linhas e que transporta 6,6 milhões de passageiros por dia, e sua configuração nos próximos anos. “Estamos construindo quatro linhas de metrô ao mesmo tempo. Até 2014, teremos 100 km de metrô, mais 40 km de trem, totalizando 500 km de linhas e nove milhões de usuários por dia. Nesse período, também vamos ligar os dois maiores aeroportos do Brasil (Cumbica e Congonhas) à rede sobre trilhos”, resumiu.

Fonte: Metrô

Ainda segundo o secretário, considerando o horizonte de 2020, a rede metroferroviária poderá chegar a 700 km de linhas totalmente integradas, do ponto de vista físico e de tarifa. Tomara…


As linhas gerenciadas pela EMTU/SP também chamaram a atenção dos dirigentes chineses por sua abrangência e modelagem: o governo do Estado constrói os terminais e corredores, encarregando-se a iniciativa privada da aquisição de ônibus, garagens e operação.


Metrôs de São Paulo e Xangai


Os representantes chineses também apresentaram dados interessantes sobre o transporte sobre trilhos local. Xangai, com 23 milhões de habitantes, possui 12 linhas de metrô, que perfazem um total de 423 km, e nenhuma de trem metropolitano. São Paulo tem 330 km.


A primeira linha de metrô de Xangai começou a operar em 1991. Estão em construção cinco linhas de metrô e uma de trem intermunicipal, que deverão totalizar 650 km de linhas metropolitanas até 2015. Até 2014, a rede sobre trilhos em São Paulo chegará a 500 km.


O metrô de Xangai transporta 5,3 milhões passageiros por dia, com intervalos médios de três minutos entre os trens nos horários de pico. Atualmente, Metrô e CPTM transportam 6,3 milhões de usuários diariamente, com intervalos 1 minuto e 40 segundos na Linha 3-Vermelha e de até 4 minutos em algumas linhas da CPTM.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus