Metrô SP

Metrô emite 30 vezes menos carbono do que um automóvel

Continuando na série de postagens sobre o Dia Mundial Sem carro, agora com dados interessantes publicados no site do Metrô de São Paulo. A empresa lembra que o transporte sobre trilhos traz um ganho de tempo significativo para os usuários e contribuir para a redução dos congestionamentos de trânsito, colabora de maneira expressiva para a diminuição das emissões de poluentes, por ser movido à energia elétrica, de fonte mais limpa.

A última edição do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa revela que o sistema metroviário emite 30 vezes menos carbono que um automóvel, para percorrer a mesma distância. Assim, ao andar de metrô, os usuários ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelas mudanças climáticas e o aquecimento global.

Metrô contribui diretamente para a qualidade de vida de São Paulo

Os ganhos socioambientais obtidos pela rede metroviária geram um retorno importante à sociedade e à cidade, redução do consumo de combustível e do tempo de deslocamento nas viagens. Em 2010, o funcionamento do metrô proporcionou uma economia estimada em 575 milhões de horas de viagem por ano, o que significa maior tempo para lazer da população e maior produtividade.

A redução das emissões de poluentes, estimada em 817 mil toneladas, significa que a circulação de trens metroviários evita a emissão diária de mais de 2.000 toneladas de poluentes na atmosfera, evitando gastos com a saúde pública devido a problemas respiratórios e cardiovasculares.

O metrô, por não interferir na superfície e permitir a redução dos congestionamentos, contribui para a diminuição do consumo de combustível fóssil. No ano passado, deixaram de ser consumidos 428 milhões de litros de derivados de petróleo. Os dados são do Balanço Social da Companhia do Metrô (2010).

Esses benefícios, proporcionados pelo sistema metroviário nos últimos nove anos, representam uma economia de R$ 46,7 bilhões, soma que seria suficiente para o retorno dos investimentos aplicados na construção da rede metroviária em São Paulo. Só em 2010, foram economizados R$ 43 milhões.

Além da redução de poluentes, o metrô também contribui com a diminuição do consumo de combustível obtido de fontes não renováveis. No ano passado, graças à operação dos seus trens, deixaram de ser consumidos cerca de 428 milhões de litros de derivados de petróleo.

Confira o gráfico

Figura Emissão metrô e outros meios – 2008 a 2010 (gCO2e por pkm)

Fonte: Custos de Energia, Fontes Renováveis e Emissões de CO2e. NOVA, 2008.

Inventário de Emissões de GEE do Metrô, 2010*.

*Obs.: Valores de 2008 e 2009 foram recalculados baseados em dados da Pesquisa Origem / Destino para comparações com outros modais. Os valores de emissão por pkm para ônibus de São Paulo e metrô foram obtidos para o presente estudo.


Por Renato Lobo, com as informações do site oficial do Metrô

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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