CPTM

Dia Mundial Sem Carro: CPTM vai acrescentar em 33% o número de viagens nesta quinta feira

A CPTM também aderiu ao dia Mundial Sem Carro, e vai ampliar em 30 minutos, assim como a SPTrans, os horários de pico da manhã e tarde, nas seis linhas, acrescentando cerca de 33% viagens a mais do que as normalmente programadas para estes horários nos demais dias úteis. A companhia que opera os trens metropolitanos quer conscientizar a população sobre a importância do transporte público e atender aos usuários que aderirem ao transporte público nesse dia.

De acordo com informações da empresa, somente em 2010, com a utilização dos trens da CPTM, deixaram de ser emitidos cerca de 3,4 milhões de toneladas de poluentes na atmosfera, além da economia de 300 milhões de litros de combustíveis fósseis [gasolina e diesel]. Sem os trens da CPTM, a velocidade média do sistema viário da RMSP [Região Metropolitana de São Paulo] cairia 11,5%.

A diferença entre o consumo energético por passageiros transportados nos meios individuais e nos coletivos é brutal. Por dia, os trens da CPTM percorrem mais de 77 mil km, somando as viagens realizadas nos dias úteis, nas seis linhas do sistema. São 260 km de trilhos, 22 municípios atendidos e 2,5 milhões de passageiros transportados diariamente nos dias úteis.

A adesão a esse modal é uma prática verde sustentável, pois nos motores de combustão interna dos carros 64% da energia produzida se perdem em forma de calor. Além disso, uma vez na atmosfera, esses poluentes não se dispersam. No caso dos trens e trólebus, de tração elétrica, essa perda é de 20%; isso sem falar que não poluem.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus