CPTM

Linha 9 – Esmeralda da CPTM pode chegar até a Lapa

Foto: Carlos R. Almeida

A CPTM estuda implantar uma variação da linha 9 – esmeralda, aquela que corre pela Marginal Pinheiros, e é considerada a top da companhia, ligando atualmente Osasco ao Grajaú. Se for implantado o projeto, a linha será estendida em 7,5 km a partir da estação Ceasa, e com isto permitirá uma viagem direta, sem baldeação, entre as regiões de Lapa e Água Branca (zona oeste) até a Berrini (zona sul) em 21 minutos. 


A nova extensão foi incluída nos projetos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, dentro do mandato de Alckmin. Atualmente esse trajeto demora 31 minutos, com transferência entre duas linhas de trem, na estação Presidente Altino. Usuários precisam acessar a linha 8 – Diamante para atingir a região da Lapa .


No entanto, não existem prazos e custos para o trecho. Eles somente serão definidos depois da conclusão dos projetos. A CPTM promete lançar a licitação este mês. 


Nesta licitação será inserida os projetos de mais de 40 estações que serão reformadas até 2014 ou 2015, ao custo de R$ 2,3 bilhões. Dentre elas estão as estações Lapa e Água Branca, que já ganharão área de plataforma para os trens da linha 9, e futuramente com outras estações de Metrô, como na Água Branca que fará integração com a linha 6 – laranja, e na lapa que futuramente fará integração entre a linha 7 – Rubi da CPTM, e a linha 20 – Rosa do Metrô que vai sair da Lapa, rumo a Moema.


“As obras já vão prever essa implantação”, afirma Silvestre Eduardo Ribeiro ao jornal Folha de São Paulo, diretor de planejamento da CPTM. O prolongamento da linha 9, diz, pode ser simultâneo ao trem expresso entre Pinheiros e Barueri, com obras previstas a partir de 2013.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios