O urbanista José Eduardo de Assis Lefèvre, da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, contou que as obras da Linha 5-Lilás podem ter o efeito de reativar o comércio na região da Avenida Santo Amaro, também na zona sul. Ele diz que um dos principais responsáveis pela deterioração da via foi o grande fluxo de ônibus que passou a existir ali.
“Implementar o metrô nesse eixo significará a redução dos ônibus, pelo menos em teoria”, acredita Lefèvre.
Estação Eucaliptos
A Estação Ibirapuera da Linha 5-Lilás do Metrô, na zona sul de São Paulo, nem começou a ser construída e já teve o seu nome alterado. De acordo com o Metrô, a parada se chamará Eucaliptos, por causa do nome da avenida que fica bem ao lado da futura estação. Ela deve ser construída na frente do Shopping Ibirapuera, com acessos pelos dois lados da Avenida Ibirapuera. Um deles ficará no terreno da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), situado entre o centro comercial e a Rua Imarés.
O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que uma ideia é fazer uma ligação da Estação Eucaliptos com o Shopping Ibirapuera.
“Se o shopping nos procurar e quiser que a gente faça uma ligação que tenha uma entrada dentro do shopping, a gente faz. Em um casos como esse, se eles pagarem e custearem a obra, nós vamos servir melhor o cliente e o shopping vai se sair melhor”, afirmou Fernandes.
Mas o Shopping Ibirapuera não comentou se tem planos para uma futura ligação do centro de compras com a Linha 5-Lilás, de acordo com a reportagem.
Por Renato Lobo, com as informações de Agência Estado