Metrô SP

Governo promete início das obras da Linha 15 – Branca para 2013

Uma nova ligação metroviária começa a tomar forma. A chamada “Linha 15 – Branca” que ligará a estação Vila Prudente com a rodovia Presidente Dutra, nada mais será que a Linha 2 – Verde, ligando a Vila Madalena com o Parque Novo Mundo (zona norte), no entorno do Hospital Nipo-Brasileiro e do entroncamento da Dutra e Fernão Dias. 


De acordo com o diretor de planejamento e expansão dos Transportes Metropolitanos, Mauro Biazotti, em entrevista a Folha, as obras do trecho devem já estar em pleno vapor em 2013. No fim de 2012 já estão previstas desapropriações. Estima-se que o trecho demore quatro anos para ser concluído, totalizando 12,3 km e 12 estações. O passageiro deve percorrer a distância entre a Dutra, perto de Guarulhos, e a avenida Paulista (estação Brigadeiro), na região central, em apenas 39 minutos. 


Até o ano passado, a Linha 15 – Branca era prevista para atingir apenas a região da Tiquatira, mas o Metrô decidiu por avançar o ramal, atravessando o rio Tietê com mais duas novas estações (Paulo Freire e Dutra) para atender aos que vivem “do outro lado do rio”, reduzindo as viagens de automóveis e ônibus na travessia da ponte e facilitando conexões com Guarulhos. Outro fator para justificar o alongamento, é atingir justamente os carros que vêm dos municípios vizinhos de São Paulo. Estima-se a construção ao lado da estação Dutra um “senhor estacionamento”, nas palavras do gerente de planejamento do Metrô, Alberto Epifani, em entrevista ao jornal. Então, os motoristas vindos da rodovia podem evitar a malha urbana e a marginal e entrar na rede do metrô na beira da estrada.


Integração com outras linhas


Do início da construção na Vila Prudente, logo já na terceira estação Anália Franco, é previsto futuramente uma integração com a Linha 6 – Laranja (Esta que quando for concluída, ligará a Rodovia dos Bandeirantes, à Cidade Líder). Depois de percorrer os bairros de Vila Formosa e Aricanduva, o ramal se encontra com a Linha 3 – Vermelha na estação Penha, o que vai possibilitar um desafogamento do eixo mais carregado do Mundo, que liga Itaquera a Barra Funda, uma vez que o passageiro vindo da Zona Leste, poderá usar a nova extensão sem que precise ir até a Sé. Logo após cruzar o bairro da Penha, o novo trecho chega até Tiquatira onde é previsto conexão com a linha 12 – Safira da CPTM. No ponto final, futuramente o ramal fará integração com a linha 19 – Celeste, que ligará Guarulhos até a Água Espraiada, zona Sul de São Paulo. 

Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus