Ciclista

Bicicleta pendurada em semáforo durante protesto desaparece

No último dia 13 de Julho, após um atropelamento envolvendo um ciclista e o ônibus, resultando na morte do executivo Antonio Bertolucci, um grupo de ciclista em protesto penduraram uma bicicleta pintada de branco, chamada de “ghost bike”, na Avenida Sumaré, Zona Oeste de São Paulo. Mas a bicicleta simplesmente desapareceu da via.

Aline Cavalcante, do blog Pedalinas, disse que um ciclista enviou um e-mail para uma lista de discussão intitulada “Bicicletada/SP” informando que havia passado pelo local e que a bicicleta tinha desaparecido. A trava de ferro que prendia a bicicleta foi serrada. Em redes sociais, os ciclistas se mostraram indignados e pretendem fazer uma nova instalação da bicicleta branca, ainda sem data definida. De acordo com reportagem do G1, a Subprefeitura da Lapa, responsável pela região, diz não ter tido conhecimento do ocorrido.

“A retirada de uma ghost bike já aconteceu, em 2007, quando instalamos o primeiro monumento de São Paulo na Avenida Luis Carlos Berrini (Zona Sul)”, conta Aline.
Ela afirma que uma outra bicicleta branca, instalada na Avenida Paulista, região central da cidade, em memória à ciclista Márcia Prado, morta após ser atingida por um ônibus na via, também já sofreu tentativas de retirada e depredação.

Por Renato Lobo, com as informações de G1

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus