O Governo do estado de São Paulo incluiu o ferroanel, entre os projetos na área de transportes que devem receber um total de R$31,6 bilhões em investimentos previstos no Plano Plurianual, que prevê as principais metas e programas pelos próximos 5 anos.
Os estudos sobre a criação da ferrovia pode começar em 2012 e, a partir daí, estimar os prazos para sua implementação.
Serão 211 quilômetros de trilhos, com o custo estimado de R$3,65 bilhões. O Ferroanel terá duas partes, os chamados tramos Norte e Sul. A prioridade de construção também será definida no estudo que começa em no ano que vêm.
O objetivo é promover a intermodalidade no transporte de cargas no Estado e, com isso, reduzir custos logísticos. Além disso, o Ferroanel deve ajudar a reduzir os congestionamentos rodoviário nos acessos à região Metropolitana. Sem falar que atualmente os trens de carga compartilham vias com as composições da CPTM.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.