Metrô SP

Metrô já registrou 26 mil mensagens do SMS-Denúncia

O Metrô de São Paulo, que recentemente bateu recorde de 4 milhões de usuário em apenas um dia, disponibiliza um serviço de denúncias via torpedo. O chamado SMS-Denúncia foi criado em 26 de janeiro. Até o último dia 22 de agosto, foram registradas 26.503 mensagens de celular. São cerca de125 SMS por dia.


Segundo nota do Metrô, o serviço ganhou força desde sua criação no inicio do ano, por exemplo em fevereiro, foi computado 2.914 torpedos. Já em julho, foram 4.865, que representa um aumento de 66%.


Segundo dados da companhia, as denúncias por parte dos usuários variam bastante, mas algumas delas se repetem com maior frequência: 16% dos SMS referem-se a comércio irregular, 13% relatam presença de pedintes, 10% informam comportamento inadequado nas estações e trens (como pés no banco, bagunça e exagero no namoro) e 7% reclamam do volume alto em aparelhos sonoros.


De acordo com o Metrô, o objetivo da iniciativa é facilitar a comunicação entre quem usa o sistema metroviário e a equipe de segurança, um modo de estimular a colaboração no combate a condutas ilícitas ou que possam perturbar terceiros.


Para usar o serviço, basta mandar uma mensagem de texto para o número (11) 7333-2252. É muito importante as características do infrator, a linha em que se encontra, o número do carro, em qual sentido está o trem e a próxima estação. O serviço funciona 24 horas por dia e garante anonimato.


Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus