Mobilidade Urbana SPTrans

Até o final de 2012 todos os ônibus de SP terão painel para passageiro vigiar velocidade

Andar de ônibus em São Paulo as vezes não é tão seguro. A cidade registra uma média de quatro acidentes envolvendo coletivos a cada dia. A SPtrans visando reduzir este número, começou a instalar indicadores de velocidade, para que os próprios passageiros possam “controlar” a quantos quilômetros por hora está o ônibus, denunciando excessos dos motoristas. Mas e os que andam devagar? Até o final de 2012 todos os veículos devem ter o equipamento, segundo portaria publicada em janeiro pela Secretaria Municipal dos Transportes. As viações que desobedecerem a determinação estarão sujeitas a multa de R$ 180 por veículo.


Segundo reportagem do Estadão, só nesta semana, ao menos 11 pessoas se machucaram em dois acidentes envolvendo coletivos municipais. Na segunda-feira, um ônibus descontrolado invadiu a calçada e bateu em duas lojas no Pari, região central, deixando nove feridos. Ontem, a roda de outro ônibus se soltou, atingindo duas pessoas no Tatuapé, na zona leste.


Segundo dados da CET, no ano passado 20,5% dos veículos que causaram a morte de pedestres na capital eram ônibus. Segundo Rogério Belda, diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em entrevista ao jornal, ônibus devem circular a no máximo 40 km/h. “Essa já é uma velocidade média alta, pois os ônibus têm de parar muito para pegar passageiros.”


No entanto, a SPtrans precisa melhorar o sistema de atendimento da central 156. É comum a demora no atendimento. É inexistente uma amostragem de como foi a atuação por parte do poder público nas empresas que operam o sistema. A desculpa é sempre a mesma:  A empresa foi multada… 



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus