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SPTrans testa novo ônibus híbrido na capital paulista

Desde a última terça feira, roda na cidade de São Paulo em carácter de testes mais um ônibus híbrido, que é movido a diesel ou a eletricidade. O ônibus foi fabricado na Suécia, e trazido ao Brasil para passar por uma bateria de testes, com acompanhamentos da Ong Fundação Clinton, e de técnicos da SPTrans. O veículo roda pela empresa Transppass, da área 8 por 3 meses, prorrogáveis por mais 90 dias. Para os busólogos de plantão, a novidade está circulando na linha 7904 – Jardim Maria Luiza – Clínicas.


O veículo híbrido possuí dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em conjunto ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/hora, e também como gerador de energia durante as frenagens. Aí está um dos segredos do sistema, já que em grande velocidades o ônibus produz menos poluição.


Os ônibus híbridos possibilitam a diminuição das emissões de poluentes pode atingir de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais. Entretanto este tipo de modal é um protótipo, que requer mais estudos e pesquisas, para torna-lo cada vez mais eficaz na operação, e possivelmente substituição dos veículos á diesel por estes, e não trocar os trólebus por híbridos, como foi disseminada a ideia, bem equivocada, na gestão da prefeitura de 2001 a 2004.




Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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