Metrô SP

Metrô é um dos locais mais seguros de SP, diz o presidente da companhia

Na semana passado, o assunto da vez nos transportes públicos foi os ataques sexuais que algumas pessoas sofreram dentro das dependências do metrô. Segundo o presidente da companhia, Sérgio Avelleda, o metrô da capital paulista é um dos locais mais seguros da cidade: “Não há nesse momento nenhum pico de ocorrências. Estamos com um nível de uma ocorrência de segurança pública por milhão de passageiros”, segundo declarações de Avelleda para o jornal Estado de S. Paulo.


São registradas em média 3,5 ocorrências por dia. Sergio Avelleda explicou que esse número inclui também casos de discussão entre usuários e vandalismo, em um universo composto por 3,7 milhões de pessoas transportadas diariamente. “O metrô de São Paulo continua sendo um dos lugares mais seguros da cidade”, afirmou.


Para garantir essa segurança, o Metrô conta com um efetivo de aproximadamente 8 mil funcionários e mais de mil seguranças. Além disso, a companhia investe na instalação de novas câmeras e na melhoria dos equipamentos já existentes. Toda a frota de trens novos ou reformados, contêm quatro câmeras por carro.


Para o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a ocorrência de casos contra mulheres também decorre do perfil dos usuários. Estimativas do Metrô apontam que 55% das pessoas transportadas são do sexo feminino. “Então, é muito plausível que aconteçam alguns eventos como esses, mas eles não estão crescendo nem em termos relativos nem em termos absolutos”, afirmou.


O secretário se mostrou preocupando com a possibilidade de que a divulgação de imagens dos acontecimentos pelas TVs crie um clima inexistente de insegurança na rede da capital. Da mesma forma, Fernandes alertou para a necessidade de o “conceito de estupro” não ser mal interpretado.


“Hoje, com o poder das imagens, elas repercutem durante uma semana com muita força. Agora, eu examino que houve uma ampliação do conceito de estupro nesses eventos (ocorridos nos últimos dias). E não é possível, ao ampliar o conceito, compará-lo ao conceito quando ele era mais restrito”, explicou Fernandes.


Apesar de minimizarem os incidentes, as autoridades paulistas sinalizaram que o tema segurança é prioritário para o Metrô. “O usuário pode enviar denúncia por SMS (no número 11 7333 2252). Além disso, todas as estações contam com empregados treinados para receber ocorrências e agir”, destacou Avelleda. 


Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus