CPTM

Linha 11 – Coral continua como a linha mais carregada da CPTM. Veja dados de todas as linhas

A linha 11 – coral, que é formada pelo Expresso Leste (Luz-Guaianazes) e a banda B (Guainazes – Estudantes) continua no topo como a linha mais carregada da CPTM. Segundo dados da própria Companhia, no mês de junho foram transportadas por dia uma média de 510.420 passageiros. A CPTM têm planos para tentar diminuir a lotação deste ramal, com a aquisição de 9 trens da série 9000, que estão sendo construídos pela empresa Alstom. A primeira unidade deve chegar nas próximas semanas. Está sendo instalado também um novo sistema de controle de trens, o chamado CBTC que vai possibilitar o intervalo cair dos 6 para 3 minutos.

Trem da série 9000 – Fonte: Paparazzi Ferroviário



A linha 8 – Diamante, que liga o centro da capital, na estação Julio Prestes até Itapevi, carregou em Junho uma média 393.847 passageiros por dia útil. Também são previstas melhorias para a antiga linha da Fepasa: O ramal já conta com trens novos emprestados de outras linhas, mas já foram comprados 36 trens novos da série 8000, além de ter também o sistema de sinalização modernizado, com a instalação do CBTC. 





A linha 7 – Rubi aparece como a terceira linha mais carregada, com 363.403 em média por dia útil no mês passado.  São previstos 20 trens novos, no entanto nem a metade deste número roda atualmente. O ramal conta com certos problemas, por dividir a malha com composições cargueiras. Na última semana 2 trens se chocaram na estação Palmeiras – Barra Funda após um deles parar para aguardar a movimentação de um trem cargueiro que passava pela região. 42 pessoas ficaram feridas.





A linha 10 – Turquesa aparece na quarta posição da lotação. No mês de junho foram 340.314 a média de usuários por dia útil. Considerada a linha mais tranquila por maquinistas, o ramal é campeão na satisfação do usuário, segundo pesquisas realizadas nos últimos meses. Mas com a recente integração na estação Tamanduateí com a linha 2 verde do Metrô, fez com o número de usuários crescer. A CPTM espera reduzir o intervalo do ramal com a instalação do CBTC.

Foto: Ricardo Guimarães – Diário da CPTM 





A linha 9 -esmeralda considerada a “joia’ pela companhia aparece na penúltima posição, com 316.058 a média de passageiros por dia útil no mês passado. Mas esse número deve crescer e muito. Já é perceptível o aumento de usuários com a recém inauguração da integração com a linha 4 -amarela na estação Pinheiros. Com o prolongamento da linha até Varginha, previsto para 2014, a integração com o futuro monotrilho da linha 17 – ouro, e a expansão da linha 5 – lilas até a Chacará Klabin, vai tornar a linha 9 a segunda mais carregada a médio prazo. Estas são projeções que técnicos da CPTM e do Metrô esperam com intervenções que estão sendo feitas.





Para fechar a lista aparece a linha 12 – Safira, com 187.763 passageiros por média em dia útil no mês de Junho. Podemos dizer que a antiga linha variante representa os avanços da CPTM nos últimos tempos. Em nem 5 anos atrás tínhamos trens que trafegavam com portas abertas e passageiros pendurados, tráfego de drogas no interior dos carros, além de intervalos capaz de deixar qualquer munícipe de cabelos em pé. Hoje é visível a evolução da linha, mesmo ainda com alguns problemas, principalmente na lentidão das composições devido a sinalização obsoleta, que deve ser trocada.

Foto: Dimythryus


Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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