Alvos de polêmicas, as concessões de linhas metroviárias causam grande discussão entre todos aqueles que trabalham no setor, ou simplesmente os que são entusiastas. Por um lado se expões a qualidade em que a companhia do Metrô opera o sistema, sendo como uma das melhores empresa do mundo. Por outro lado, a escassez de recursos, onde uma PPP seria uma boa solução.
Nesta quarta feira foi divulgado no site da Revista Ferroviária declarações do presidente do metrô, Sergio Avelleda. Segundo Avelleda, a estrutura seria a mesma da linha amarela, em que a operação, o investimento na frota e em sistemas de sinalização e controle é feita por um agente privado. “Estamos estudando essa modelagem para acelerar um pouco o processo de execução da obra”, afirmou á revista.
A Linha-6 Laranja ligará a estação São Joaquim do metrô à Brasilândia, na zona norte de São Paulo, fazendo ligação com a Linha 4-Amarela e com a CPTM. De acordo com Avelleda, o projeto básico da obra ficará pronto em novembro. No futuro a linha 6 terá cerca de 32 km de extensão e ligará a rodovia dos bandeirantes, até a Cidade Líder na Zona Leste de SP.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.