Mobilidade Urbana

Respirar ar poluído pode engordar e causar depressão

O ar poluído das cidades não causam apenas problemas respiratórios, como sabemos. Segundo pesquisa divulgada hoje no portal G1, feita na Universidade de Ohio e de Nova York, nos estados Unidos, respirar ar poluído pode causar aumento de peso, ansiedade e depressão. A pesquisa foi feita com ratos de três semanas de vida.


Os animais que ficaram expostos à poluição por seis horas diárias, durante dez semanas, tiveram aumento na gordura abdominal. Além disso, a taxa de açúcar no sangue também subiu o que aumenta o risco de diabetes tipo dois, a mais perigosa. Os cientistas descobriram ainda que a poluição danifica o cérebro e causa problemas de aprendizagem, memória e até depressão.
Por enquanto não existe comprovação de que isso acontece também com os seres humanos. O que se sabe é que nas pessoas a poluição agrava doenças respiratórias, cardíacas e pode diminuir a expectativa de vida em até três anos.


Uma das soluções para a diminuição da poluição, e aumentar investimentos no transporte público, ainda mais se ele for movido á energia elétrica, como trólebus, trens e metrô.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios