CPTM Metrô SP TAV

Governo diz que vai levar trem de Guarulhos até Aeroporto de Cumbica

O tão prometido trem de Guarulhos pode sair do papel, pelo menos é o que diz o governo. Segundo o secretário Jurandir Fernandes, a Secretaria de Transportes Metropolitanos estuda uma ligação entre o futuro Trem de Guarulhos e Cumbica, caso o Tav (trem bala) não tenha estação no aeroporto. O Trem de Guarulhos já foi prometido na gestão passada do governador Geraldo Alckmin, depois pelo ex-governador José Serra com a denominação Linha 13-Jade, e agora fala-se de novo no ramal ferroviário, partindo da linha 12 – Sarifa, até Cumbica.


“Seriam cerca de três quilômetros a mais. Não um trem do aeroporto, mas para o aeroporto. Beneficiaria 20 mil pessoas que trabalham lá, além de passageiros sem muita bagagem”, afirmou o secretário Jurandir Fernandes.


Outros projetos de novas linhas do Metrô já são discutidas para ligar Guarulhos á capital, como a linha 15 – Branca partindo da Vila Prudente, passando pelos bairros do Tatuapé, Vila Formosa, Aricanduva, Penha e finalmente atingindo as proximidades do Shopping Internacional de Guarulhos. Outra linha que atingiria Guarulhos, só que desta vez no centro da cidade, trata-se da linha denominada 19-Celeste, a antiga Vila Maria – Água Espraiada, que corta o bairro do Brooklin, corre pela Av. brigadeiro Luis António, centro de São Paulo, Pari, Vila Maria, Dutra, chegando a Guarulhos. 


No entanto, nenhuma destas linhas possuí recursos, muito menos data para início das construções. Esperamos só que o Governo não fique apenas em projetos e projetos. 



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus