Mobilidade Urbana SPTrans

Faixa exclusiva de ônibus da Av. Francisco Morato em obras

A faixa exclusiva de ônibus da Av. Francisco Morato e Eusébio Matoso vão entrar em obras à partir deste sábado, que vai durar por 30 dias. Durante este período, os coletivos vão trafegar pelas faixas dos carros. A CET e a SPtrans escolheu esta data provavelmente por ser período de férias escolares.


Não é novidade para ninguém o péssimo estado que o pavimento de muitos corredores de ônibus estão em São Paulo. O que mais chama a atenção, é que a via é relativamente nova. Não é por menos que o asfalto esteja tão degastado:


– Primeiro pelo grande número de coletivos que trafegam pela via. Não existe, e nunca existiu um segregamento de linhas no eixo. Ônibus que vêm da Raposo Tavares, do Taboão da Serra, do Campo Limpo, todos eles entram no funil da Avenida Francisco Morato;
– Por ter esse grande fluxo de veículos pesados, o corredor deveria ter pavimento rígido, o concreto, usado por exemplo no corredor São Mateus – Jabaquara. As primeiras manutenções só ocorreram após 15 anos de uso, contra este que foram construídos em 2004. O pavimento rígido custa mais caro, que o asfáltico, entretanto dura muito mais, o que no fim das contas, acaba sendo mais barato;


A prefeitura diz que agora será colocado pavimento de concreto, mencionando as qualidade acima.


Isso por que não vamos entrar na discussão da qualidade do asfalto. Então nos próximos dias teremos mais trânsito na nossa “paulicéia desvairada”



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios