CPTM

Expresso Leste da CPTM vai chegar até Suzano em 2012

O governador Geraldo Alckmin assinou, na última quinta-feira, dia 15, o decreto que autoriza a desapropriação de imóveis para a reconstrução da estação Suzano da Linha 11-Coral da CPTM. 
A área totaliza 15,1 mil metros quadrados e foi orçada em cerca de R$ 15,7 milhões. Com o decreto assinado pelo governador, as áreas ficam declaradas de utilidade pública a fim de serem desapropriadas. O Governo do Estado de São Paulo investirá R$ 37 milhões na reconstrução da estação Suzano.


A construção da nova estação é para levar o expresso leste até Suzano, e posteriormente até Estudantes, o que significa que em alguns anos a banda b (Trens que ligam Guaianazes até Estudantes) deixa de existir, permanecendo apenas o trem direto de Estudantes até a Luz.


Para isso, já foram adquiridos nove trens novos, que estão sendo fabricados pela Alstom, da série 9000. As novas unidades serão incorporadas à frota da CPTM, a partir do segundo semestre do ano que vem. Também estão em andamento as obras de infraestrutura, que contemplam modernização dos sistemas de sinalização, telecomunicações, energia, rede aérea, via permanente.


Com a entrega da estação de Suzano, no segundo semestre de 2012, o serviço Expresso Leste será estendido, solucionando as dificuldades de embarque existentes hoje em Guaianazes, cuja estação se tornou pequena diante do forte aumento da demanda na CPTM, nos horários de pico.


Além da estação Suzano, também está sendo reconstruída a estação Ferraz de Vasconcelos. Ambas terão plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade (elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas). Além de banheiros públicos comuns, também terão sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Haverá passarela de transposição à via férrea, em área não-paga, aberta 24 horas e iluminada.


Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios