O presidente do Metrô, Sergio Avelleda, em entrevista à rádio CBN contou à jornalista sobre estudos de uma nova linha de Metrô, que ligará a região do Campo Belo até a região do centro de Guarulhos. Trata-se da antiga linha “Dutra – Água Espraiada”, projeto este que já existe à anos na secretaria de transportes metropolitanos, e agora parece que o Governador Geraldo Alckmin levantou de novo a discussão.
A linha 19-Celeste, deve sair da Estação Água Espraiada integrando com a linha 5 lilás, passando por Moema, Ibirapuera, Itaim Bibi, subindo pela avenida Brigadeiro Luis António, cruzando com a linha 2-verde na Estação Brigadeiro, depois segue em direção ao centro interligando as linhas 1 e 3, logo após atinge os bairros do Pari e Vila Maria, este último que à anos reivindica uma ligação metroviária na região. Os novos estudos levam a linha além da Dutra, atingindo o centro de Guarulhos. Gostou né? Mas não se anime! Avelleda disse que antes de 2017 a linha não saí. Claro que para começar as obras, que nem se quer tem data para início, o Metrô depende de inúmeras aprovações, projetos, licenças, e o principal: recurso. Sem mencionar a burocracia que os órgãos ligados a área enfrentam para concretizar uma linha. Veja os exemplos das linhas 5 e 6.
Abaixo temos um esboço feito por internautas, do que seria a linha no passado antes da extensão até Guarulhos, e com uma antiga numeração de 18-Bronze. Recentemente o Governo já divulgou como linha 18, o Monotrilho que ligará a estação Tamanduateí até o bairro do Alvarenga em São Bernardo do Campo. Então a linha “Água Espraiada – Guarulhos” passou a ser 19-Celeste.
Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.