Metrô SP

Metrô define local de estação polêmica em Higienópolis

O Metrô definiu o local exato onde vai construir a estação da Linha 6-Laranja em Higienópolis. A estação será denominada Angélica-Pacaembu e ficará na Rua Sergipe, entre a Ceará e a Bahia. Haverá ainda outras duas saídas: uma na Rua Bahia, para o Pacaembu, e outra para a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). A nova parada já consta no projeto básico da Linha 6-Laranja, previsto para ser concluído em outubro.


A Estação Angélica-Pacaembu será toda subterrânea. Uma das saídas será na Rua Sergipe, na esquina com a Rua Bahia, em Higienópolis. Estará a uma quadra (cerca de 170 metros) da Avenida Angélica, onde seria localizada inicialmente a estação. As outras duas saídas estarão na parte “de baixo” da região. Como há um desnível de cerca de 30 metros, um túnel praticamente no mesmo nível da plataforma vai permitir que os usuários saiam na região perto do Estádio do Pacaembu e da Faap.


Uma das saídas estará na esquina das Ruas Armando Penteado e Avaré, em um dos estacionamentos de automóveis da região. Nos cálculos do Metrô, estará a uma distância de 500 metros do Estádio do Pacaembu e da avenida de mesmo nome.


A outra saída ficará na esquina das Ruas Itatiara e Armando Penteado, a 300 metros da Praça Vilaboim, e servirá para atender aos estudantes da Faap. “Resolvemos separar as duas saídas de baixo, como normalmente fazemos em ruas bem movimentadas. O custo a mais não seria expressivo e poderíamos atender a dois públicos diferentes”, disse o diretor de Planejamento da companhia, Mauro Biazotti.


O projeto da primeira fase da Linha 6-Laranja prevê 15,3 quilômetros de extensão, entre a Estação São Joaquim (Linha 1-Azul) e a Vila Brasilândia (zona norte). Ela foi apelidada de “linha das universidades” por prever estações perto de seis centros de educação superior, incluindo PUC e Mackenzie.


Reveja: Linha 6 – Laranja do Metrô terá 32 Km de extensão, e ligará a Rodovia dos Bandeirantes até a Zona Leste



Com as informações de Estadão

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios