Metrô dá o pontapé inicial para a linha 18-Bronze, que vai ligar a capital à São Bernardo do Campo

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve hoje em Santo André para dar o pontapé inicial na construção do Veículo Leve sobre Trilhos no Grande ABC. Alckmin vai anunciar a abertura da licitação para desenvolvimento do projeto executivo do transporte coletivo que ligará a região à Estação Tamanduateí do Metrô, na Capital.


O trajeto estipulado pelo governo do Estado é de 28 quilômetros e partirá, inicialmente, do Centro de São Bernardo, passará pelo bairro Bom Pastor, em Santo André, contornará a Avenida Guido Aliberti, em São Caetano, até chegar à Estação Tamanduateí. O custo desta etapa, que norteará as obras, está estimado em R$ 50 milhões. O montante será dividido em duas partes. A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), órgão ligado à União, vai despender R$ 27,6 milhões. Os outros R$ 22,4 milhões virão dos cofres do Metrô.


A construção de ligação do Grande ABC à rede de metrôs paulistana foi uma das demandas discutidas entre o Consórcio Intermunicipal e o governo do Estado. A expectativa também é a de que o governador anuncie investimentos na área de Habitação e Saúde, inclusas na pauta de reivindicações da entidade regional entregue ao Estado em março deste ano.


Segundo o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), líder de governo na Assembleia Legislativa, a estimativa do Executivo estadual é finalizar o projeto executivo até o fim deste ano. “O governo do Estado vai contratar a empresa para projetar todo o trajeto e, se tudo der certo, a partir de 2012 começam as obras de construção do VLT”, disse.
O prefeito de Diadema e presidente do Consórcio, Mário Reali (PT), disse que o próximo passo será obter recursos a outras obras de mobilidade urbana regional. “Agora precisamos discutir outras intervenções em médio prazo em vias hoje saturadas, além do bilhete único regional.”


Antiga Reivindicação


O Grande ABC sempre pediu ligação direta entre a região e o Metrô. Desde o início das atividades do Consórcio Intermunicipal, no início dos anos 1990, o tema era debatido entre os prefeitos. Porém, o projeto nunca avançou em âmbito regional e muito menos junto ao governo do Estado.
As negociações para a criação do VLT ganharam força no começo de 2009, quando São Caetano projetou a construção de linha direta entre a cidade e a rede de metrôs paulistana. A partir de então, o Consórcio tomou esse tema como uma das prioridades regionais.


Em 2010, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), tentou mudar o trajeto do VLT ao sugerir que a linha passasse pelo Centro da cidade. O pedido foi analisado pelo governo do Estado, mas não entrou no curso do transporte.
Outra discussão postergada é sobre a expansão do veículo até o bairro do Alvarenga, em São Bernardo. A área deverá ser atendida na segunda etapa deste projeto.


Com as informações de Diário do Grande ABC

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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