A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nessa quarta-feira, dia 29, dois empréstimos que favorecerão a expansão do Metrô:
– R$ 922 milhões, financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), a serem empregados na construção do prolongamento em monotrilho da Linha 2-Verde
– R$ 445 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, a serem investidos na construção da Linha 18- Marrom.
O prolongamento em monotrilho da Linha 2- Verde terá, quando totalmente concluído, 24,6 km de extensão que ligarão a Vila Prudente à Cidade Tiradentes. Serão 17 estações. A previsão é que, com a linha operando totalmente, sejam transportados cerca de 500 mil usuários , em média, por dia útil. O primeiro trecho será entregue em 2013 e fará a conexão da Vila Prudente com o bairro do Oratório.
A Linha 18-Marrom fará a ligação direta entre a região do ABC (Estrada do Alvarenga, em São Bernardo do Campo) e o sistema metro-ferroviário, em São Paulo (Estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde). O projeto funcional, que já foi concluído, prevê que a linha terá extensão aproximada de 20 km, 18 estações e quatro terminais integrados. Quando estiver em operação plena, a previsão é que a linha transporte cerca de 400 mil usuários, em média, por dia útil.
Com as informações de nota divulgada pelo Metrô