Metrô SP

Confirmou: Estações República e Luz da linha 4-amarela vão ser entregues em Setembro

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta segunda-feira, 27, que o governo pretende antecipar a entrega das Estações Luz e República da Linha 4 – Amarela do metrô, operada pela ViaQuatro. Segundo o governador, a entrega deve ser antecipada de outubro para setembro. “A Linha 4 é importantíssima pela integração”, comentou. Semanas atrás nosso portal já tinha antecipado esta informação.


“No futuro, a Estação Morumbi fará a integração com o monotrilho, até o Aeroporto de Congonhas”, na zona sul da capital paulista, acrescentou o governador segundo publicação do Estadão.


Ele também anunciou hoje a ampliação do funcionamento da Linha 4 a partir de quarta-feira, mas não detalhou quais serão os horários. “O metrô vai detalhar os horários”, se limitou a dizer. A concessionária Via Quatro, que administra a linha, confirmou que o funcionamento deve ser estendido na quarta-feira, mas disse a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) ainda não definiu o horário exato. Atualmente a linha funciona das 4h40 às 15h. Mas em dias atrás falava-se das 4h40 à meia noite.


Alckmin quer mais recursos para o Metrô


Segundo publicação do Jornal Folha de S. Paulo, o governador Geraldo Alckmin pleiteou na última sexta-feira, dia 24, ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, a ampliação do limite de endividamento do Estado de São Paulo.


O governo estadual calcula que há margem para aumentar o limite de empréstimos com organismos internacionais para até R$ 17 bilhões. Antes, estimava-se o valor em R$ 15 bilhões.
Segundo Alckmin, pelo menos 60% do dinheiro conseguido com a ampliação do limite de endividamento será investido em projetos de mobilidade urbana, como metrô, trens e grandes obras viárias.


Para viabilizar o pedido, os secretários de Fazenda e do Tesouro Nacional farão reuniões nos próximos 15 dias, quando deve haver uma definição sobre o tamanho do aumento.


“O Estado tem direito, a discussão é sobre o montante que será autorizado”, afirmou o governador.



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus