Trens sem condutores, portas de plataformas continuam…
Na primeira semana de maio o Metrô realizou uma audiência pública para apresentar à população detalhe da futura Linha 6 – laranja, que inicialmente vai ligar o bairro da Brasilândia a estação São Joaquim da linha 1-azul totalizando 15,3 km que vai transportar 638.000 passageiros por dia. Toda está extensão será subterrânea.
Via permanente e CBTC
A grande novidade é a volta do terceiro trilho que alimenta as composições, usadas nas linhas 1, 2, 3 do Metrô. A bitóla (largura dos trilhos) será de 1435mm, igual das linhas 4 e 5, que é conhecida por “padrão internacional”. O Metrô prioriza começou a priorizar este tipo de trilho para facilitar a aquisição de material, já que o padrão internacional é mais facilmente encontrado para compra. É previsto o uso do CBTC, e o intervalo médio entre os trens será de 75 segundos.
Trens
Estão previstos 29 trens para o trecho, com o sistema driveless, ou seja, sem condutores, composições de 6 carros com passagem livre entre eles. capacidade nominal de 1650 passageiros, e um nível de conforto de 6 passageiros em pé/m2. Mas será mesmo que só vai ter este número de pessoas?
Ar condicionado, câmeras de vigilância, sistemas de detecção de incêndio também são previstos nas composições.
Nas estações
Escadas rolantes inteligentes que ajustam a velocidade de acordo com o fluxo de usuários. As portas plataformas continuam na linha 6. A arquitetura das estações também devem priorizar a iluminação natural visando economia de energia. Os bloqueios serão de vidro, iguais as novas estações da linha 2 e 4.
Fonte: http://www.metro.sp.gov.br/expansao/linha6/aud_linha_6_final.pdf