A SPTrans confirmou nesta semana que não vai fazer tudo aquilo que prometeu para o transporte público em São Paulo. Dos 66 km de corredores de ônibus previstos até 2012, apenas a metade será feita até o ano que vem. Uma das obras vetadas pela prefeitura é o corredor Celso Garcia (30 Km), sob a alegação de por não ser um corredor segregado e com 66 paradas, ele não atenderia a demanda necessária da zona leste. Outras faixas exclusivas importantes que saíram do cronograma são a da Av. Berrine e da Av. Faria Lima. No lugar os técnicos da SPtrans querem o Monotrilho da M’Boi Mirim, projeto que não tem nem licitação e que custa muito mais que um corredor de ônibus nos moldes de Curitiba e que transporta o mesmo número de passageiros.
Veja: Kassab e o descaso com o transporte público.
Corredores prometidos
– O corredor Radial Leste, com 12 km, onde é estudada a cobrança de passagem fora do veículo para facilitar o embarque;
– Capão Redondo/Vila Sônia, com 12 km;
– Binário Santo Amaro, com 8 km, que já está em licitação para as obras.
– Casa Verde/Lapa/Centro, com 5,5 km,
– Varginha/Parelheiros, com 8 km, estão em processo de elaboração de projeto.”
Os corredores de ônibus são uma solução para o trânsito nas cidades, só que é preciso um projeto bem elaborado, com a segregação de linhas e da via, e não apenas uma faixa exclusiva com um monte de coletivos amontoados, e passível de invasores, os carros de passeio que não respietam e prejudicam ainda mais a circulação dos ônibus.