A instalação da rede elétrica de trólebus em mais 11 km do corredor ABD (no trecho entre o terminal Piraporinha, em Diadema, e o terminal Jabaquara, na zona sul) já foi concluída, mas os passageiros só poderão viajar nos ônibus movidos a eletricidade a partir do segundo semestre deste ano. A via exclusiva de trólebus, que passa pelas cidades do ABC e pelas zonas leste e sul da capital paulista, é a aposta do Governo e da Prefeitura de São Paulo para reforçar o transporte público com energia limpa na região metropolitana.
Em entrevista , o presidente da EMTU (Empresa Paulista de Trens Metropolitanos), Joaquim Lopes da Silva Junior, contou que a conclusão dos trabalhos deve demorar cerca de 90 dias porque a energia que irá abastecer o novo trecho ainda precisa ser ligada e, em seguida, será necessário realizar testes.
A energização da rede deverá ser feita pela AES Eletropaulo. Após a conclusão do serviço, a responsabilidade da manutenção do corredor será transferida, até dezembro, para a SPTrans (empresa de transportes de São Paulo).
Em nota, a AES Eletropaulo informou que “está em negociação com a EMTU para a prestação dos serviços”.
De acordo com Fernando Villela, da MPO (responsável pela instalação da rede elétrica no trecho entre os terminais Piraporinha e Jabaquara), as obras na via começaram em novembro de 2010. Os trabalhos, segundo ele, sofreram atrasos porque foi preciso adaptar o sistema de cabos à estrutura física do corredor.
Além do trecho Piraporinha-Jabaquara, a EMTU informou que também “está sendo finalizado o edital de contratação da obra de repotencialização da rede aérea eletrificada já existente nos 22 km” do corredor entres os terminais São Mateus e Piraporinha. Já a eletrificação do percurso entre o terminal Diadema e o bairro do Morumbi, na zona sul da capital paulista, depende de estudos que estão em andamento. Ainda não há prazo para a instalação dos equipamentos que conduzirão os trólebus nesses 12 km de extensão, que foram inaugurados em julho de 2010.
Fonte: R7
Fonte: R7