CPTM EMTU Metrô SP SPTrans

Transporte Público em SP terá esquema especial no carnaval

Metrô

O Metrô inicia na próxima sexta-feira [4] a operação especial para o feriado de Carnaval. A oferta de trens será reforçada durante os horários de maior movimentação, com aumento no número de viagens. Na sexta-feira [4], para atender os usuários que deixarão a cidade pelos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda, o Metrô reforçará a oferta de viagens no período da noite nas Linhas 1-Azul [Jabaquara-Tucuruvi] e 3-Vermelha [Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda]. Para a Linha 1-Azul foram programadas 10 viagens a mais e para a Linha 3-Vermelha o acréscimo será de 8 viagens.



No sábado [5] e no domingo [6] de Carnaval, a oferta de viagens será igual a de um final de semana típico. Já na segunda-feira [7], a frota de trens em circulação será igual à oferta de um sábado [5]. Na terça-feira [8], o número de composições em operação será semelhante ao que é ofertado aos domingos. 
Na Quarta-feira de Cinzas [9], para atender os usuários que retornam à cidade, o início da operação nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha será antecipado para às 4h. Na Linha 2-Verde [Vila Prudente-Vila Madalena], com exceção das estações Vila Prudente e Tamanduateí, que operam das 8 às 17h, todas as demais estações iniciam a operação às 4h30. Na Linha 5-Lilás [Capão Redondo-Largo Treze], a operação das estações terá início no horário habitual, às 4h40. Com a antecipação do serviço, foram programadas para esse dia 28 viagens a mais para os usuários da Linha 1-Azul e 16 viagens extras para os passageiros da Linha 3-Vermelha. 



CPTM


Durante o Carnaval, a circulação de trens da CPTM será feita normalmente no sábado [5] e domingo [6] nos horários habituais para esses dias. Na segunda-feira [7], quando geralmente é registrada queda na demanda de usuários, os trens circularão com horários de sábado e na terça-feira [8] – feriado de Carnaval – a circulação de trens será equivalente a de um domingo. Já na Quarta-feira de Cinzas [9], os trens irão circular normalmente com os mesmos horários de um dia útil. Devido à queda habitual na demanda nos feriados, a Companhia também realizará manutenções programadas em alguns trechos de suas linhas, do sábado [5] à terça-feira [8].


EMTU


Para facilitar a ida dos foliões ao Sambódromo neste Carnaval, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP colocou à disposição duas linhas gratuitas de microônibus, ligando as estações do Metrô e da CPTM ao local do evento. Serão 35 veículos da Reserva Técnica Operacional saindo da estação Portuguesa – Tietê [Metrô] e outros 15 da Estação Palmeiras – Barra Funda [Metrô/CPTM].
Para utilizar o serviço, os usuários devem retirar as senhas distribuídas pelos agentes da CPTM e do Metrô que estarão nas linhas de bloqueio, antes da saída das estações. O passe dará direito ao embarque no microônibus na ida e na volta. Assim, é importante guardá-lo para apresentar ao agente na volta para casa.


Haverá alteração no número de viagens da frota de ônibus metropolitanos da Grande São Paulo durante o Carnaval. No sábado e domingo, o número de viagens seguirá a redução normal dos demais fins de semana. Na segunda-feira, a operação será semelhante aos sábados e na terça-feira a redução será equivalente a dos domingos e feriados. Na Quarta-feira de Cinzas, haverá reforço das viagens das 10h às 12h, visando atender ao horário de entrada dos trabalhadores nas empresas.
As linhas que circulam no Corredor Metropolitano ABD [São Mateus-Jabaquara] cumprirão programação horária diferenciada, adequadas ao comportamento da demanda. Informações detalhadas podem ser obtidas pelo telefone 0800 724 05 55 [Ouvidoria da EMTU/SP], que funciona de segunda a sexta-feira, inclusive feriados, das 7h às 19h.
Os serviços de Ponte ORCA que ligam a Estação Vila Madalena [Metrô] à Cidade Universitária [CPTM] e as estações Tamanduateí [CPTM] e Sacomã [Metrô] funcionarão normalmente na segunda-feira e não vão operar na terça. Na Quarta-feira de Cinzas, o horário será normal nas duas operações gerenciadas e fiscalizadas pela EMTU/SP: das 6h às 22h30 no trecho Vila Madalena – Cidade Universitária; das 4h40 às 8h30 e das 17h30 às 21h no trecho Sacomã – Tamanduateí. 



SPTrans


Em razão dos desfiles de Carnaval, que serão nos dias 04, 05, 06, 07, 08, 11 e 12 de março, e consequente interdição das vias na região do Anhembi, a SPTrans informa a alteração nos itinerários de duas linhas que trafegam na região durante o evento.
Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.
Linhas e itinerários:


278A Penha – CEASA
Ida: 
Normal até a Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Av. Braz Leme, Pte. Da Casa Verde, Rua Abraão Ribeiro, prosseguindo normal.
Volta: Normal até a Pte. Casa Verde, Av. Braz Leme, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Ildefonso, Av. Cruzeiro do Sul, prosseguindo normal.

9717 Jd. Almanara – Santana
Ida: 
Av. Dep. Cantídio Sampaio, Rua Henry Charles Potel, prosseguindo normal até a Rua Mangaratu, Rua Antonio Nascimento Moura, Av. Braz Leme, Rua Darzan, Rua Rua Dr. Zuquim, Rua Ezequiel Freire.
Volta: Rua Ezequiel Freire, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulalia, Av. Santos Dumont, Pça. Heróis da Força Expedicionária Brasileira, Av. Brás Leme, Rua Marambaia, Rua Bernardino Fanganiello, prosseguindo normal até Av. Dep. Cantídio Sampaio.



Carnaval no Cangaíba


Em virtude do Carnaval de bairro que será realizado na Av. Cangaíba entre à Rua Manoel de Barros e Av. Dr. Salomão de Vasconcelos, na zona leste, das 0h do dia 8 às 2h do dia 9 de março, a SPTrans informa a alteração nos itinerários de seis linhas de ônibus que circulam na região.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.


Linhas e itinerários:

1177/51 Term. A. E. Carvalho – Term. Amaral Gurgel – Noturno

1178/10 São Miguel – Pça do Correio


2363/10 Jd. Danfer – Term. Pq. D. Pedro II


211V10 Vila Paranaguá – Estação da Luz


2765/10 Vila Cisper – Metrô Tatuapé
Ida: 
normal até a Av. Cangaíba, Av. Dr. Salomão de Vasconcelos, acesso, Rua Manoel de Barros, Av. Cangaíba, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Cangaíba, Rua Manoel de Barros, Rua Pedro de Brito, Av. Dr. Salomão de Vasconcelos, Av. Cangaíba, prosseguindo normal.

2728/10 Jd. do Castelo – Metrô Penha
Ida: 
Normal até a Av. Cangaíba, Av. Dr. Salomão de Vasconcelos, acesso, Rua Manoel de Barros, Av. Cangaíba, prosseguindo normal
Volta: Normal até a Av. Cangaíba, Rua Manoel de Barros, Rua Pedro de Brito, Av. Dr. Salomão de Vasconcelos, Av. Cangaíba, prosseguindo normal.




Fonte: STM e SPTrans

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus