CPTM Mobilidade Urbana

Governo Estadual e Federal fazem corte no transporte Público

Assunto muito discutido nas eleições no ano passado, seja na esfera Estadual ou Federal, o transporte público é um dos temas favoritos em campanhas eleitorais já que o setor é essencial para população. Entretanto já nos primeiro meses de governo, tanto a nossa presidente Dilma Roussef e o governador de São Paulo Geraldo Alckmin já afiaram as tesouras para cortes que atingem em cheio o transporte público.


Cortes do governo Federal a subsídios para novos Ônibus


No dia 22 de fevereiro o governo federal suspendeu a contratação de financiamentos do BNDES pelo PSI – Programa de Sustentação de Investimento – que emprestava dinheiro para investidores comprarem entre outros produtos, ônibus. 






Corte do Governo Estadual na CPTM

Corte no orçamento do Estado para 2011 deve prejudicar diretamente cerca de 300 mil usuários da Linha 10 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que liga a Estação da Luz ao município de Rio Grande da Serra, e atende ao Grande ABC. Dos R$ 230 milhões previstos para modernização da linha, R$ 46 milhões foram retirados pelo corte determinado pelo governador. 


Ambas as esferas políticas tratam ainda o assunto mobilidade urbana como beneficio sem grande importância a população, em contra-partida incentiva o transporte individual, o automóvel. 
Tornar o transporte público atrativo para população de maior renda, retirando carros da rua logo de cara traz avanço a outros setores: Um deles é a melhoria da poluição do ar. Lembramos que grande parte dos gases nocivos na atmosfera são liberados por automóveis. Na melhora do trânsito nas cidades, todas as classes sociais ganham qualidade de vida, ou seja, menos horas perdidas em enorme engarrafamento, menos stress e mais tempo para gastar em estudos por exemplo.
Pense bem no seu voto!

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus