Mobilidade Urbana

Zusha! Já ouviu falar dessa boa iniciativa?

Acidentes de carro são uma das principais causas de mortes evitável e também de incapacitação [N.T: ou seja, fazendo as pessoas adquirirem algum tipo de deficiência], em todo o mundo, matando cerca de 1,25 milhões de pessoas a cada ano e ferindo de 20 a 50 milhões. Na atual trajetória, a Organização Mundial de Saúde (OMS) projeta que os acidentes de trânsito serão a sétima maior causa mundial de morte em 2030. O problema é particularmente acentuado nos países de baixa e média renda, que respondem por 90% de todas as mortes apesar de ter aproximadamente 50% dos veículos do mundo, de acordo com a OMS.

Zusha! é uma campanha de segurança rodoviária que visa os condutores de veículos de serviços públicos. A campanha distribui adesivos para serem afixados aos ônibus com mensagens incentivando os passageiros a não se calarem e exigirem que os motoristas dirijam com mais segurança — “Zusha” significa “protesto” em suaíli. Os motoristas são incentivados a não retirarem os adesivos de seus veículos por meio de uma loteria semanal com prêmios em dinheiro. O objetivo é reduzir as mortes e lesões por acidentes de trânsito.

Os professores James Habyarimana e William Jack realizaram dois ensaios do programa no Quênia: primeiro, um pequeno estudo piloto de aproximadamente 2.400 veículos seguido de um estudo maior de aproximadamente 12.500 veículos. Os pesquisadores descobriram efeitos grandes e estatisticamente significativos do programa na redução do número de acidentes dentre os veículos que participaram da campanha. Com o apoio de uma bolsa da USAID. Após o segundo estudo a campanha Zusha! foi ampliada no Quênia. Em março de 2016, os professores Habyarimana e Jack estimaram que a campanha alcançou 25.000 dos cerca de 40.000 ônibus e micro-ônibus do país.

Gui2de está executando três estudos adicionais sobre este programa em Ruanda, Tanzânia e Uganda.

Caso deseja saber mais sobre essa iniciativa, acesse: https://medium.com/@altruismoeficaz/por-que-estamos-considerando-a-zusha-como-uma-organizacao-altamente-eficaz-e9df0726abe5

Fonte: altruismoeficazbr

Colaborador: Fernando Moreno

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus