Londres terá frota Double-decker a Hidrogênio

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, apresentou o primeiro ônibus de dois andares movido a célula de hidrogênio, fabricado pela Wrightbus, que será testado a partir do próximo ano. O veículo foi revelado em uma conferência sobre meios de transportes limpos.

Segundo a fabricante, a nova tecnologia fornece um sistema de acionamento de emissão zero, que engloba célula de combustível de hidrogênio e baterias que alimentam o veículo. A combinação dos dois sistemas torna a operação viável. O ônibus é passível de recargas durante a noite nas garagens.

Será o primeiro de uma frota de 20 ônibus a hidrogênio que serão entregues como parte de um projeto financiado, parte pela União Europeia e parte pela Transport for London.

A medida vem de encontro com ações em diversas cidades do mundo que pretendem erradicar a longo prazo o uso do diesel no transporte coletivo. Nova York, Los Angeles, São Francisco, Amsterdã, Copenhague e Cidade do Cabo já sinalizaram em iniciar o processo até meados de 2020 e  Paris, Madrid e Cidade do México se comprometeram a retirar ônibus a diesel de suas cidades até 2025.

Com as informações de Eurotransport


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

2 Comentários deste post

  1. Muito bacana, e o Brasil a passos para trás.

    Rodrigo Santos / Responder
  2. Apesar de positiva a iniciaticiativa, não acredito que esse pionerismo todo vai para frente.

    Luiz Alves / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*