Metrô SP

Testes com o CBTC começam em março na Linha 5, segundo jornal

Testes com o novo sistema de sinalização CBTC (Communications-Based Train Control), sigla em inglês que traduzindo ao nosso português se refere a “Controle de Trens Baseado em Comunicação”, na linha 5-Lilás, devem começar em março, de acordo com publicação do jornal El País.

Leia também: Como funciona o sistema CBTC

A reportagem relata que dos 26 trens adquiridos pelo Governo Estadual para operarem junto com a extensão entre as estações Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin, 16 já estão no Pátio Capão Redondo. Alguns deles foram alvo de vandalismo, com pichações.

As composições ainda não prestam serviços por terem a bordo apenas a tecnologia do CBTC, e a linha 5 opera atualmente com o ATC (Automatic Train Control).

Em resposta à reportagem, o Metrô informou que “a Bombardier [responsável pela tecnologia] já foi notificada pelo atraso na implantação do sistema e pode ser multada em até 30 milhões de reais”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus