SPTrans

Implantação de Faixa de Ônibus reduz níveis de poluição em SP

O uso do transporte público, além de contribuir para a redução de índices de congestionamentos, ajuda a redução a poluição. É o que mostra um estudo feito pelo IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente.

As 37 linhas de ônibus que trafegam pelo Corredor Norte Sul, após a implantação da faixa exclusiva, resultaram em redução do consumo de óleo diesel na ordem de 756 litros por dia. Esta economia significa que por dia, os ônibus deixam de emitir aproximadamente 1,9 tonelada de gás carbônico, de acordo com o estudo.

Para chegar a conclusão, os profissionais compararam o nível de poluição no trafego de ônibus entre setembro de 2012, quando não havia ainda a faixa, e setembro de 2013, quando a prefeitura já havia implantado a estrutura.

O estudo atribui a diminuição do consumo de combustível ao melhor desempenho dos ônibus, com o aumento da velocidade. Em setembro de 2012, a velocidade média comercial praticada no horário de pico dos ônibus era de 13,8 km/h. Em 2013, essa média subiu 16,8 km/h, aumento de 21,7%.

Com as informações de Blog Ponto de Ônibus

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus