Estações de Metrô e Trem próximas a bares e baladas poderão funcionar 24 horas em alguns dias

Quem usa o sistema metroferroviário em São Paulo, já se perguntou o por quê Metrô e CPTM não funcionam 24 horas por dia. A resposta até então erá que devido a manutenção necessária para manter em ordem os sistemas, as empresas necessitavam destas horas após a operação comercial.

Sabedor disto, ou não, o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin afirmou que para complementar à Lei Seca, esta que ficou mais rígida no início do mês (justo), o governo estadual vai estudar manter o Metrô e a CPTM funcionando 24 horas por dia.

Segundo o governador, uma pesquisa esta em andamendo. A ação poderia valer para estações que ficam em bairros com concentração de bares e casas noturnas e durante dias específicos, como sábados:

“Nós temos o Metrô e o trem que vão até 0h40 e começam (a funcionar novamente) às 5h (na verdade é por volta das 4h00). Precisa verificar tecnicamente (como manter o funcionamento), porque é preciso fazer manutenção. Mas é possível estudar em algumas regiões, porque você precisa ter demanda, colocar um transporte coletivo 24 horas”, afirmou o governador. “Transporte de alta capacidade, que é Metrô e trem, se tiver demanda, é possível, sim, estudar.”

O Governador disse bem em “transporte coletivo 24 horas”. Isto poderia ser aplicado em mais linhas de ônibus noturnas.

Por Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus