VLT de Sorocaba deve dividir via com trens cargueiros

O futuro sistema de Veículo Leve sobre Trilhos VLT de Sorocaba deverá utilizar os trilhos de trens cargueiros. Nesta semana foi assinado um COE – Contrato Operacional Especifico entre o município e a Rumo Malha Oeste, possibilitando o compartilhamento da via.

“O VLT no Brasil já existe. O compartilhamento de trens de passageiros com carga também. Esse compartilhamento do VLT com carga é o primeiro!”, declarou o diretor da Rumo, Guilherme Penin.

Ao menos cinco empresas demonstraram interesse no edital de chamamento público PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para a elaboração de estudo, operação e manutenção do meio de transporte, assim como a reurbanização da faixa viária e entornos: As empresas PowerChina Brasil Construtora Ltda, Benvenuto Engenharia S/S Ltda e Systra Engenharia e Consultoria Ltda, Pavan Engenharia e Participações e Steer Davies & Gleave do Brasil e 23 Sul Arquitetura e Consórcio VLT Quanta – Engevix. Os próximos passos será a publicação do termo de autorização para o início dos estudos.

Metrô Leve

O VLT será mais próximo de um Metrô Leve, chegando a velocidade de 70 km/h, e capacidade de transportar de 250 a 350 passageiros, ligando a região próxima de George Oeterer, em Iperó, até o bairro Brigadeiro Tobias, passando pelo centro.

Os veículos serão elétricos e com ar condicionado, podendo ter até sete carros. As plataformas de embarque ou desembarque terão 45 metros ou 35 metros.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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