Representantes da Prefeitura de Santos e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) reuniram-se na quarta-feira, 5 de agosto de 2026, na capital paulista, para tratar de pautas de mobilidade urbana e sustentabilidade. O encontro contou com a presença da prefeita em exercício, Audrey Kleys, dos secretários municipais e do diretor-presidente da Artesp, André Isper Rodrigues Barnabé.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Entre os principais temas debatidos estiveram medidas para mitigar os impactos do tráfego pesado de caminhões no bairro Piratininga e a implementação de um projeto de arborização no trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Mudança no Piratininga e projeto “VLT Mais Verde”
Para resolver o gargalo viário no bairro Piratininga, a Artesp comprometeu-se a transferir de local, nas próximas semanas, um ponto de ônibus apontado como um dos principais fatores de retenção do trânsito na região. A intervenção busca garantir maior fluidez à circulação de veículos.
Na frente ambiental, o projeto “VLT Mais Verde” — integrado ao programa municipal Santos Mais Sustentável — prevê a ampliação da cobertura vegetal e o plantio de árvores ao longo da faixa operacional do sistema de transporte sobre trilhos, visando elevar a qualidade ambiental urbana.
Próxima reunião com a Ecovias
As negociações entre o município e o órgão regulador estadual terão continuidade no dia 14 de agosto, em agenda que incluirá a concessionária Ecovias.
O encontro abordará as solicitações da comunidade do bairro São Manoel em relação ao acesso viário entre os municípios de Santos e Cubatão, subsidiando estudos técnicos para a definição de soluções operacionais.




