Motiva

TIC Trens conclui testes em veículos da China

Divulgação

A TIC Trens, operadora encarregada pela Linha 7-Rubi e pelos projetos do Trem Intercidades (TIC) e Trem Intermetropolitano (TIM), finalizou o processo de comissionamento de nove veículos de manutenção importados da China. A fase abrangeu inspeções, validações técnicas, testes estáticos e dinâmicos de desempenho em campo antes do início das operações de manutenção e modernização.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Desde o começo da concessão, a empresa aportou cerca de R$ 200 milhões em veículos auxiliares, R$ 35 milhões na aquisição de materiais e mais de 3 mil horas de treinamento das equipes técnicas. Ao longo de 24 meses de planejamento, foram dedicadas mais de 400 horas em capacitações e ensaios com a frota chinesa.

YouTube video

Detalhamento dos equipamentos e inovação na rede aérea

A frota trazida dos portos chineses de Taicang e Zhangjiagang é composta por:

  • 1 reguladora de lastro;
  • 2 locomotivas;
  • 4 vagões ferroviários (três do tipo hopper e um do tipo prancha com proteção lateral);
  • 1 socadora;
  • 1 veículo de manutenção da rede aérea.

Entre os equipamentos, o veículo de rede aérea foi o último entregue e traz tecnologia inédita no país. O modelo possui tração própria e é munido de duas plataformas elevatórias independentes — diferente do padrão nacional, que utiliza apenas uma —, permitindo o trabalho simultâneo em diferentes níveis da rede elétrica. A solução visa elevar a estabilidade do sistema e mitigar falhas elétricas nas operações.

O diretor de Implantação da TIC Trens, Federico Andrés, destacou que os testes em campo asseguram o cumprimento dos requisitos operacionais e de segurança, contribuindo para intervenções de manutenção mais céleres e confiáveis tanto na Linha 7-Rubi quanto nas obras do TIC Eixo Norte.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus