O Metrô de São Paulo, por meio do seu Relatório Integrado de 2025, publicou projeções da futura Estação Cursino, que integrará a Linha 20-Rosa. O novo ponto de embarque deverá ser implantado na Avenida do Cursino, nas proximidades das ruas Coronel Fawcett, dos Operários e Simão Lopes.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
O documento detalha as metas alcançadas para o ramal ao longo de 2025, destacando o avanço dos estudos técnicos:
- Investigações Geotécnicas: Foi iniciada a execução de sondagens e ensaios especiais para subsidiar o Projeto Básico. Ao todo, foram realizadas 200 sondagens, totalizando mais de 10,5 km de perfurações em solos e rochas.
- Mapeamento e Cadastro: Houve a assinatura do contrato para o levantamento das redes de utilidades públicas, além do mapeamento planialtimétrico do sistema viário e alinhamento predial.
- Desapropriações: Foram concluídos os laudos macro que fundamentaram a publicação de quatro resoluções da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), definindo imóveis prioritários e áreas para o Pátio São Bernardo, em São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo.
Atualmente, o ramal encontra-se na fase de elaboração do Projeto Básico, conduzido pelo Consórcio MNEPI Linha 20. A expectativa é que o estudo seja finalizado ainda no segundo semestre deste ano.




