Trem bala vai ligar Moscou e São Petersburgo

O governo da Rússia recebeu, na última semana, um novo relatório sobre o avanço na fabricação dos trens destinados à futura linha de alta velocidade entre Moscou e São Petersburgo. O material foi apresentado junto a um vídeo institucional que detalha as etapas atuais do projeto.

De acordo com o documento, as estruturas da carroceria do vagão motorizado e do segundo vagão não motorizado já passaram pela fase de soldagem e agora seguem para a etapa de testes. Outros carros que integrarão a composição continuam em processo de produção. Paralelamente, seguem em andamento os trabalhos de fabricação, ensaios técnicos e certificação dos principais sistemas do trem elétrico.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A assessoria de imprensa da ferrovia de alta velocidade informou que 49 tipos de componentes já foram produzidos até o momento. Desses, 12 passaram com êxito pelos testes iniciais. Entre os destaques está o motor assíncrono de tração TAD650, que entrou em produção em série neste mês na RED.

Os trens de alta velocidade EVS360 terão oito vagões e foram projetados para operar a velocidades de até 360 km/h. O modelo faz parte do plano de expansão da malha ferroviária de alta velocidade russa. Para a ligação inicial entre Moscou e São Petersburgo, foram encomendadas 43 composições, totalizando 344 vagões, com investimento estimado em 229 bilhões de rublos, valor próximo a US$ 3 bilhões.

Conforme o cronograma oficial, os primeiros protótipos devem iniciar os testes de certificação no verão de 2027. A previsão é que o serviço comercial comece em abril de 2028.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus