Em 2022, o Governo do Estado anunciou oficialmente a construção de uma nova estação Rio Grande da Serra, na Linha 10-Turquesa, com cerimônias e eventos públicos para marcar o lançamento do projeto. Quase quatro anos depois, no entanto, as obras ainda não saíram do papel e a conclusão pode ficar apenas para 2030, conforme o mais recente plano de negócios da CPTM, ao qual o Via Trolebus teve acesso.
Informações atualizadas indicam que o início das intervenções foi postergado para 2027. O novo cronograma foi informado pelo prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani, após reunião com representantes da CPTM para tratar do andamento do projeto.
Segundo o prefeito, a expectativa é que as obras da nova estação tenham início no segundo semestre de 2027. Ele explicou que, por conta do calendário eleitoral, a licitação deve ser lançada apenas no fim deste ano.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Na mesma reunião, também foi debatida a situação da estação atual de Rio Grande da Serra. De acordo com Auriani, a CPTM estuda realizar uma reforma convencional, em vez de um restauro completo, por se tratar de um imóvel histórico — o que reduziria etapas burocráticas. A previsão é que o edital para a reforma da estação existente, incluindo a recuperação da passarela, seja publicado em até três meses. Mantido o cronograma, as obras de modernização poderão começar ainda no segundo semestre deste ano.
Já o documento mais recente da companhia estabelece como meta “reconstruir a estação Rio Grande da Serra na Linha 10 até 2030” e elenca outras duas etapas do projeto: a conclusão dos estudos de alternativas para a nova estação e a assinatura do contrato para a reconstrução do equipamento ferroviário.




