Fotos mostram terminal do BRT ABC após 4 anos de obras

Notícias do Transporte

Em fevereiro de 2022, teve início a reconstrução de um novo terminal de ônibus em São Bernardo do Campo para atender o futuro BRT ABC. O começo dos trabalhos ocorreu três anos após o anúncio do projeto que substituiu a antiga Linha 18-Bronze do Metrô, que seria operada por meio de um monotrilho. O corredor vai ligar São Bernardo do Campo até São Paulo, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

Passados quatro anos, o terminal segue em obras e ainda sem forma de terminal. O site Notícias dos Transportes compartilhou com o Via Trolebus imagens do local que mostram, segundo a publicação, apenas a instalação das colunas de base para a construção da nova estrutura.

Notícias do Transporte

O prazo de entrega, entretanto, parece apertado. A promessa mais atual é entregar a obra em outubro deste ano, sete anos após a troca de tecnologia, que previa um monotrilho com maior capacidade e mais rapidez para o passageiro, além de uma tarifa única entre a Linha 18 e toda a malha de trem e metrô, substituído agora por um corredor de ônibus.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Sobre os atrasos, há em curso um acompanhamento do poder concedente. A ARTESP, por exemplo, estabeleceu recentemente que a concessionária deve recompor imediatamente o número de colaboradores previsto no Plano de Ação aprovado, ou adotar quantitativo superior, como condição mínima para a retomada do ritmo adequado das obras.

A deliberação também impõe novas providências à Superintendência de Transporte Coletivo (SUCOL). O órgão deverá elaborar e apresentar um novo cronograma físico-financeiro, com atribuição de pesos proporcionais ao impacto de cada etapa no cronograma geral, de forma a refletir com maior precisão a evolução física das obras. O documento deverá identificar interferências, definir prazos, marcos intermediários e responsabilidades para a superação dos entraves.

A decisão é resultado da análise técnico-regulatória consolidada sobre o cumprimento do Plano de Ação apresentado pela concessionária, no contexto do processo administrativo de pré-caducidade instaurado em razão dos atrasos registrados na execução do empreendimento.

BRT ABC VS Linha 18

Característica Linha 18-Bronze (Monotrilho) BRT ABC (Corredor de Ônibus)
Capacidade de Transporte 314 mil passageiros por dia 170 mil passageiros por dia
Tempo de Viagem (Expresso) 26 minutos 40 minutos (55% superior)
Integração Tarifária Gratuita com toda a rede de Metrô e CPTM Tarifada (possível desconto na integração, similar ao Corredor ABD)
Segregação da Via Totalmente elevada (livre de interferências e enchentes) Superfície (sujeito a interferências e semáforos) e elevada
Custo do Projeto R$ 4,69 bilhões R$ 860 milhões
Tipo de Veículo Trens de monotrilho de alta capacidade Ônibus elétricos articulados (23 metros) de média capacidade
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus