O trem N04, que chegou no último domingo à estação Morumbi da Linha 17-Ouro, foi conduzido até o trecho utilizando baterias e circulou em velocidade entre 10 e 20 km/h, de acordo com comunicado do Governo do Estado de São Paulo. Segundo a nota, o deslocamento permitiu a realização das aferições técnicas necessárias para o avanço da operação assistida.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A viagem-teste foi realizada entre as estações Vila Cordeiro e Morumbi e faz parte dos preparativos para a abertura da linha, prevista para o fim de março.
“A circulação ocorreu em caráter experimental, com o objetivo de avaliar o sistema de controle dos trens, as condições da via elevada e o alinhamento da composição nas plataformas. O teste representa um dos marcos mais importantes da fase final de implantação da linha”, diz o comunicado.
A frota da Linha 17 é composta por 14 trens, dos quais 10 já chegaram ao Brasil. As composições contam com bancos de baterias que permitem deslocamentos desconectados da rede elétrica. A autonomia prevista é de cerca de 8 km, mas, segundo entrevista recente de um diretor do Metrô de São Paulo, os trens já chegaram a percorrer até 13 km operando em modo bateria.





