As obras de extensão da Linha 2-Verde até Guarulhos, no trecho que contempla as futuras estações no município, devem começar apenas em 2027, de acordo com comunicado do Metrô de São Paulo ao site Guarulhos Todo Dia.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo a companhia, os processos de desocupação devem se estender até o próximo ano.
“Os imóveis na região de Guarulhos e demais áreas incluídas em decretos de utilidade pública já foram notificados, mas os processos de desapropriação e notificação da Linha 2-Verde ainda estão em curso e devem seguir ao longo de 2026 e início de 2027. O início das obras na região dependerá do avanço das desapropriações e das estratégias de implantação da linha”, informou a empresa em nota.

O Metrô também detalhou as etapas do processo:
“O procedimento de desapropriação inicia-se com o decreto, seguido de cadastro individual dos imóveis, avaliações técnicas e oferta de indenização pelo valor de mercado. Havendo acordo, ocorre o pagamento e, sem acordo, o caso vai à Justiça. Todas as indenizações são pagas em dinheiro. As áreas já declaradas de utilidade pública estão disponíveis no Portal da Transparência do Metrô.”
O novo trecho terá quase seis quilômetros de extensão a partir da Penha, na zona leste da capital, passando pelas futuras estações Penha de França (já em obras), Gabriela Mistral (em fase de desocupação), Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra. A escavação será feita com o uso de um tatuzão, que está a caminho do Brasil.
A previsão de entrega do ramal é para a próxima década.







