Metroviários de SP decretam estado de greve

Renato Lobo | Via Trolebus

Após a recusa do Metrô, segundo o Sindicato dos Metroviários, em abrir negociações sobre o Plano de Carreira, envolvendo temas como o pagamento dos STEPs para todos, a oposição à terceirização da manutenção e a defesa da contratação por concurso público, a categoria decidiu, em assembleia, manter o boicote ao Plano e decretar estado de greve.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade urbana:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A decisão tem como objetivo pressionar a empresa a retomar o diálogo, para que abandone uma postura considerada autoritária e passe a ouvir as reivindicações da categoria. Os trabalhadores defendem a construção de um Plano de Carreira considerado adequado, que não contribua para a descaracterização do metrô público.

Além do boicote, a assembleia definiu a ampliação das mobilizações, com o uso da camiseta da campanha entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Também foi convocada nova assembleia para o dia 11 de fevereiro, quando os rumos do movimento serão novamente avaliados.

A mobilização busca não apenas a reabertura das negociações, mas também reforçar a cobrança pelo pagamento dos STEPs de forma igualitária a todos os trabalhadores.

Pontos que o sindicato pretende levar à negociação

Entre os principais temas que o sindicato e a categoria pretendem apresentar na mesa de negociação do Plano de Carreira estão:

  • Fim do limite de 1% da folha de pagamento destinado ao pagamento dos STEPs. Segundo a entidade, essa restrição, presente tanto no plano atual quanto na proposta de novo plano, inviabiliza as melhorias salariais anunciadas pela empresa.
  • Extinção do critério de “análise comportamental” nos processos de promoção e concursos internos.
  • Garantia de oportunidades mais justas aos Oficiais de Manutenção, com a realização de concursos internos para os cargos de encarregado, técnico e supervisor.
  • Retorno da nota de corte de 6,5 nos concursos, desvinculada das metas gerais estabelecidas por gerência e diretoria.
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus