A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro publicou a Resolução SMTR nº 3.904, de 3 de fevereiro de 2026, que altera dispositivos da Resolução nº 3.870/2025 e passa a tornar obrigatória a adoção da identidade visual padronizada em todos os ônibus novos incorporados ao sistema municipal.
De acordo com a norma, todos os veículos zero quilômetro que ingressarem no Serviço Público de Transporte de Passageiros por Ônibus (SPPO) deverão adotar o modelo unificado de identidade visual externa. O padrão deverá ser aplicado em toda a carroceria dos veículos, incluindo frente, traseira, laterais e capota superior, podendo ser executado por meio de pintura ou aplicação de películas adesivas, conforme os anexos técnicos da resolução.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Segundo a Secretaria de Transportes, a medida busca garantir maior uniformidade visual da frota e contribuir para a consolidação de uma identidade única do sistema de transporte público por ônibus, facilitando a transição visual para o Sistema RIO.
A nova resolução também revoga o artigo 2º da norma anterior e estabelece que a obrigatoriedade passa a valer a partir da data de publicação do ato no Diário Oficial do Município.
De acordo com um comunicado da prefeitura, a nova padronização visual fortalece a identidade do transporte público por ônibus na cidade e facilita a transição para o Sistema RIO.
Entenda o padrão visual
Predominância da cor amarela: Os novos ônibus terão a cor amarela como base, criando um padrão visual único para toda a frota municipal.

Faixas de identificação por região: Para diferenciar as áreas de operação, os veículos contarão com faixas coloridas, conforme a região atendida:
- Roxo: Santa Cruz
- Laranja: Campo Grande e Guaratiba
- Marrom: Bangu e Realengo
- Azul claro: Barra da Tijuca
- Rosa: Jacarepaguá
- Verde: Anchieta, Grande Madureira e Grande Méier
- Azul escuro: Pavuna e Leopoldina
- Vermelho: Ilha do Governador
- Cinza: Grande Tijuca, Centro e Zona Sul
Retirada da identificação das empresas: O novo padrão elimina a exibição dos nomes dos antigos consórcios, como Internorte e Intersul, priorizando uma identidade visual única vinculada à Prefeitura do Rio.





