Com a chegada do pré-carnaval, o MetrôRio divulgou uma série de orientações para facilitar o deslocamento dos foliões que vão acompanhar os megablocos no Centro do Rio de Janeiro neste fim de semana, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro. A concessionária reforça que o metrô é a melhor alternativa de transporte público para quem pretende curtir os eventos com mais segurança e agilidade.
Para atender ao aumento da demanda, o sistema contará com reforço nas equipes de segurança e de operadores de estação. A estrutura ampliada será voltada especialmente para o público que vai acompanhar o Bloco da Gold, comandado por Léo Santana no sábado, e o megabloco SeráQAbre?, que marca a estreia de Ivete Sangalo no pré-carnaval carioca, no domingo, no Circuito Preta Gil.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Além do reforço operacional, o MetrôRio destaca que a colaboração dos passageiros é fundamental para garantir uma viagem tranquila na ida e na volta dos eventos. Por isso, a concessionária reuniu 12 orientações importantes para quem vai utilizar o sistema durante o pré-carnaval.
Entre as principais recomendações estão a atenção às regras de embarque, como a proibição de volumes grandes, bicicletas, pranchas de surfe e garrafas de vidro, além da vedação ao embarque sem camisa ou com trajes de banho. O consumo de bebidas alcoólicas, o fumo e a permanência de pessoas em estado de embriaguez também não são permitidos nos trens e estações.
O MetrôRio orienta ainda que os passageiros evitem correr nas dependências do sistema, respeitem a faixa amarela nas plataformas, não sentem no chão das composições ou das estações e não impeçam o fechamento das portas. A concessionária reforça a importância de preservar os trens e estações, não descartar lixo de forma inadequada e respeitar os assentos preferenciais.
Também não são permitidas apresentações artísticas, comércio de produtos ou serviços dentro do sistema metroviário, em cumprimento a decisão judicial. Para agilizar o acesso, a empresa recomenda o uso do pagamento por aproximação diretamente nas catracas.
Por fim, o MetrôRio pede paciência aos foliões nos momentos de embarque e desembarque e que sigam as orientações das equipes de fluxo, lembrando que atitudes precipitadas podem gerar tumultos e impactar a mobilidade de todos.





