Licença ambiental para a operação da Linha 6 é solicitada

Divulgação: Linha Uni

O Diário Oficial do Estado de São Paulo, na edição desta quinta-feira (29), publicou o pedido de Licença Ambiental de Operação referente à Fase III da Linha 6-Laranja do Metrô, no trecho entre Brasilândia e Perdizes. A solicitação foi apresentada pela Concessionária Linha Universidade S.A. e consta nos registros da Cetesb, no âmbito da Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental.

De acordo com o documento, o processo está registrado sob o número 116/2010 (CETESB.003600/2026-14) e segue as normas estabelecidas pelas resoluções do Conama e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). O trecho em questão está localizado no município de São Paulo.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

A previsão é que o primeiro trecho da Linha 6-Laranja, entre as estações Brasilândia e Perdizes, entre em operação a partir de outubro de 2026. No total, a linha terá 15,3 quilômetros de extensão, com 15 estações subterrâneas, ligando a Zona Norte à região central da capital, até a estação São Joaquim.

Segundo o projeto, o trajeto que atualmente pode levar cerca de 1h30 em ônibus deverá ser realizado em aproximadamente 23 minutos com o metrô. A estimativa é de uma demanda média de 633 mil passageiros por dia.

Conhecida como “Linha das Universidades”, a Linha 6-Laranja contará com estações próximas a importantes instituições de ensino superior da capital, como PUC, Mackenzie, FAAP, Unip e FMU. Em alguns casos, como na FAAP, o acesso à estação será integrado ao campus da universidade.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus