A operação da Linha 17-Ouro do monotrilho deve ocorrer inicialmente das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira. A informação foi divulgada pelo diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo, Roberto Torres, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Segundo o executivo, a operadora trabalha para entregar as oito estações até o final de março. Torres também confirmou que o Metrô será responsável pela operação inicial da linha, conforme já havia noticiado o Via Trolebus ainda em outubro de 2025. Após um período de funcionamento assistido, o ramal deverá ser repassado à concessionária ViaMobilidade.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A Linha 17-Ouro terá 6,7 quilômetros de extensão, ligando a estação Morumbi ao Aeroporto de Congonhas, além de contar com um ramal até a estação Washington Luiz. A empresa corre contra o tempo para concluir os testes de todos os sistemas e entregar a linha em sua totalidade.
De acordo com apuração do Via Trolebus, ainda existem desafios técnicos, como a instalação do sistema de energia no trecho da Marginal Pinheiros. Até o fechamento desta reportagem, o sistema ainda não estava completamente instalado na área de manobra após a estação Morumbi.
Operação com operador a bordo
Roberto Torres afirmou ainda que, em um primeiro momento, os operadores do Metrô permanecerão dentro dos trens, mesmo com o sistema operando de forma automática. Segundo ele, a retirada desses profissionais deve ocorrer em um prazo menor do que o registrado na Linha 15-Prata.




