Os documentos atualizados sobre a concessão do Trem Intercidades Eixo Oeste, que deve ligar as cidades de São Paulo e Sorocaba, detalham o cronograma de implantação do projeto, cujo leilão já foi adiado algumas vezes.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com o material mais recente, o novo prazo para a realização da concorrência é o segundo semestre de 2026, mesmo período previsto para a assinatura do contrato com o futuro operador. A concessão terá duração de 30 anos, com investimentos estimados em R$ 10,3 bilhões.
Implantação
Os documentos indicam que, entre o 1º e o 3º ano, serão realizados os projetos executivos e os processos de desapropriação. Já a execução das obras está prevista para ocorrer entre o 4º e o 8º ano do contrato. Com esse cronograma, a expectativa é que a infraestrutura esteja concluída por volta de 2034, caso todas as etapas sejam cumpridas conforme o planejamento do governo estadual.
Início das operações
O primeiro ano de operação será dividido em fases. Inicialmente, haverá um período de “marcha em branco”, com duração de três meses, sem transporte de passageiros. Em seguida, está prevista uma fase de operação assistida, também de três meses, antes do início da operação comercial plena, que ocorrerá nos seis meses finais do primeiro ano.
Receita tarifária
A cobrança de tarifas terá início apenas a partir da operação comercial plena, no sétimo mês de funcionamento do sistema.
O modelo financeiro tem como objetivo garantir previsibilidade à concessionária e permitir o compartilhamento de variações com o Poder Concedente. Pelo mecanismo previsto, toda a receita tarifária — tanto do serviço expresso quanto do serviço parador — será depositada em uma Conta Centralizadora. Os valores arrecadados serão comparados mensal ou trimestralmente com a Receita Tarifária de Referência (RTR). Caso haja variação inferior a 90% ou superior a 110% da RTR, será acionado o mecanismo de ajuste contratual.






