A frota do transporte coletivo de Santos passou a contar com mais um ônibus 100% elétrico, o segundo do tipo a operar no sistema municipal. O novo veículo tem autonomia de até 220 quilômetros com carga total da bateria, o que possibilita a operação ao longo do dia sem a necessidade de recargas intermediárias.
A novidade é que o veículo foi produzido pela chinesa CRRC, a maior fabricante de trens do mundo, marcando a entrada da empresa no mercado Brasileiro de ônibus.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre transportes:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
De acordo com a Prefeitura, o coletivo adota tecnologia sustentável capaz de evitar a emissão de cerca de 100 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano, impacto ambiental equivalente ao plantio de aproximadamente 6,4 mil árvores anualmente.
O ônibus elétrico entrou em operação nesta quinta-feira (22). Nos dias úteis, ele circula pela linha 20, que liga o Centro (Praça Mauá) ao Gonzaga (Praça da Independência). Aos finais de semana, o veículo atende as linhas 25/52, no trajeto José Menino – ferry boat – Centro – Avenida Pinheiro Machado. O tempo de recarga completa da bateria varia entre duas e três horas.
Durante a apresentação do novo coletivo, realizada na manhã desta quinta-feira na Praça Mauá, o prefeito Rogério Santos informou que o município pretende aprofundar estudos técnicos ao longo do ano para avaliar a ampliação do uso desse tipo de veículo no sistema. “Para avaliar sua eficiência, a redução do consumo de energia e também a questão da mobilidade, pois ele não produz ruído, é muito menos poluente e oferece conforto”, afirmou.
Fabricado na China, o ônibus possui capacidade padrão, com 28 assentos, espaço reservado para cadeirantes e acomodação para até 62 passageiros em pé. Em acessibilidade, o modelo conta com piso baixo (low entrance), rampa manual na porta central e sistema de ajoelhamento da suspensão (ECAS). O coletivo também é equipado com ar-condicionado elétrico.
O primeiro ônibus totalmente elétrico do transporte municipal santista entrou em operação em agosto de 2017. Com a chegada da nova unidade, a frota total do sistema passa a contar com 224 veículos, com idade média de 3,49 anos, índice considerado entre os mais baixos do país — a média nacional varia entre sete e oito anos.
Segundo a administração municipal, a renovação da frota ocorre de forma contínua, com a substituição gradual de veículos mais antigos por modelos mais modernos, eficientes e sustentáveis. Atualmente, 30 ônibus do sistema já operam com tecnologia Euro 6, que reduz em até 75% a emissão de poluentes em comparação ao padrão Euro 5.





